terça-feira, 31 de março de 2015

Mangá: Video Girl Ai (2ª Parte)

Boa noite a todos...

Ando um pouco ocupado, trabalho, casa e tal. Quase não tenho tido tempo para ler ou escrever, o tempo que tenho é o caminho para o trabalho, o qual tenho aproveitado para ler...

Tenho até escrito diversas reviews de mangás que li a algum tempo e aos poucos vou compartilha-las aqui... Mas enquanto não consigo ajeitar direitinho as coisas vou trazendo aqui as reviews que antes eram postadas no meu antigo blog...

Bom hoje trago mais um pouco da obra do Masakazu um dos únicos manga-kás do estilo echii que eu realmente gosto... Sou apaixonado pelo traço dele e vídeo Girl é um mangá muito especial para mim... 

Vídeo Girl Len (Resumo)



O princípio da história de Video Girl Len é semelhante a Vídeo Girl Ai. Temos como protagonista desta vez Hiromu Taguchi, que assim como Youta é um garoto azarado quando se trata de relacionamento com garotas. Devido a um trauma ele teme se apaixonar novamente. Seu melhor amigo Toshiki Karukawa é muito popular com as garotas, mas as vê como um objeto, tendo diversas namoradas. Apesar disso ele tenta fazer de tudo para que Hiromu se interesse por uma garota esquecendo o seu passado. As coisas começam a mudar quando Himoru vê pela primeira vez Ayumi Shirawata, mas as coisas não são tão simples como ele imagina, pois Ayumi é vítima de um boato o qual pode causar mais uma desilusão em Himoru. Após esta desilusão eis que a nova locadora Gokuraku aparece, mas desta vez não só Hiromu pode vê-la, mas também Toshiki (que nem tem o coração tão puro assim). É Toshiki que insiste que ele leve a fita para casa e assim Len aparece para ajudar Hiromu a encontrar o verdadeiro amor.

Personagens

Len Momono

A mais recente vídeo girl criada para a nova locadora Gokuraku (é como se fosse uma concorrente da antiga). Ela nem mesmo chegou a ser testada e foi alugada por Himoru e Toshiki. As vídeo girls feitas pela nova locadora possuem sentimentos. Len é alegre e divertida assim como Ai, muito espontânea e dedutiva acaba se saindo muito bem como conselheira amorosa.



Hiromu Taguchi

Traumatizado por ter levado um fora ele teme se apaixonar novamente, o que não demora para acontecer quando ele conhece Ayumi. Comparado a Youta o jovem Hiromu é igualmente confuso, mas suas atitudes sem pensar acabam o colocando em situações difíceis.




Toshiki Karukawa

Muito popular com as garotas ele tem diversas namoradas e é muito experiente quando se trata de mulher. Está sempre ao lado de Himoru, sempre tentando o ajudar a superar seu trauma.




Ayumi Shirawaka

Meiga e carinhosa, ela é vítima de um boato o qual foi espalhado pelo seu ex-namorado. Parece sentir algo por Himoru.







Shouko Ozawa

Conhece Himoru e Toshiki desde muito pequena. Ela não é o tipo de garota muito feminina e frágil, tanto que Himoru nem a vê como uma. Parece sentir algo por Himoru, mas não consegue dizer nada.



Video Girl Haruno


Antes de Youta e Hiromu outros três clientes passaram pela locadora paraíso e é em Video Girl Haruno que conhecemos Munehiro, um desses clientes da locadora Gokuraku (o ultimo antes de Youta). Assim como Youta e Hiromu, Munehiro é um garoto tímido, que nunca teve uma namorada e tem um amigo ótimo com as garotas que dá a maior força para que ele se declare a garota que ama. No caso de Munehiro isso é uma missão quase impossível, já que a garota que ele gosta Hiroko é muito popular e a mais cobiçada da escola. Ele vai com seu amigo Makoto até o local onde Hiroko trabalha. Makoto fica insistindo para que ele se declare e após uma brincadeira entre eles Munehiro acaba acidentalmente empurrado para cima de Hiroko que acaba caindo com ele, e assim em uma cena comum em echii ele acaba vendo as calcinhas de Hiroko, o que a deixou muito chateada a ponto de lhe dar um tapa na cara. Munehiro após este acontecimento cai na fossa pensando não ter mais nenhuma chance com a garota de seus sonhos e ai vocês já sabem a locadora Gokuraku apareceu em um passo de mágica. Desta vez vemos uma locadora mais primitiva, sem o bondoso atendente. Tudo mecânico com as garotas aparecendo em monitores ao invés de fitas nas prateleiras. Munehiro escolhe uma linda e feminina garota de cabelos escuros chamada Haruno. Mas as regras para rodar a fita no vídeo são diferentes. Ele precisa colocar a fita no aparelho e apertar Rec (tecla para gravar algo numa VHS). E o que acontece quando é exibida uma propaganda com um modelo masculino? No momento que a tecla Rec e pressionada as imagens de Haruno começam a se cruzar com as do modelo da propaganda, fazendo assim com que Haruno saísse do video com uma aparência menos feminina e com um jeito menos delicado. Haruno tem a missão de conforta-lo mas ela acaba se apaixonando e ai o que vimos em vídeo girl se repete, só que em menos páginas.

Comentário

Com video Girl Ai confesso que me emocionei diversas vezes. Achei a história de Vídeo Girl Len bonita, foi ótimo ver que tudo deu certo para Youta e o surgimento da Nova Paraíso. Já Vídeo Girl Haruno achei o one-shot tão parecido com Video Girl Ai (Haruno é igualzinha a Ai, mesma personalidade) que unido ao traço ser primitivo se comparado a Video Girl Ai, não consigo deixar de acreditar que Vídeo Girl Haruno tenha sido o one-shot piloto para a criação de Vídeo Girl Ai, mesmo assim achei a história muito bonita e bem vinda.


Dica

O mangá foi licenciado aqui no Brasil pela editora JBC, então os fansubs retiraram de seus sites. Mas o mangá pode ser comprado em lojas virtuais (ex: Comix, Anime Pró, Banca 2000 ou livrarias especializadas. Video Girl Haruno vocês encontram para DOWNLOAD no site Chrono. Pode ler tranquilo, em Haruno não há nenhum spoiler das outras séries. 
Abraço a todos



sábado, 28 de março de 2015

Mangá Vídeo Girl Ai

Manga-ká: Masakazu Katsura

Boa noite a todos!!

Hoje estou passando rapidinho pra mais uma review, esta do meu mangá favorito no estilo shounen e echii (na verdade um dos únicos)... 

Bom gosto muito das obras do Masakazu e espero muito em breve postar outros reviews dele aqui... Espero que todos gostem... 


Review



Youta Moteuchi em seus 16 anos nunca teve uma namorada e sempre levou o fora de todas as garotas pelas quais se interessou, o que fez com que ele se tornasse um rapaz
introvertido, seguidor fiel de manuais que ensinam como se relacionar com as garotas.
Como se não bastasse seu azar no amor ele acaba sendo apelidado de Motenai (trocadilho com seu nome que significa "não popular").

Mas mesmo após tantas desilusões Youta tem um forte sentimento por Moemi, uma garota muito meiga que estuda no mesmo colégio que ele. O problema é que ele não tem coragem de se declarar a ela, somente quem sabe de seus sentimentos é o seu melhor amigo Takashi Niimai, que ao contrário de Youta é muito popular com as garotas.

Finalmente Youta está disposto a se declarar a Moemi. Ele veste uma roupa recomendada por seu manual e vai até o local onde Moemi trabalha (uma lanchonete), mas nem se quer consegue entrar. É quando Takashi o encontra e resolve dar uma força a seu amigo. Eles saem para um encontro. Takashi faz com que Youta e Moemi fiquem sozinhos.

Moemi, sem saber dos sentimentos de Youta dá dicas da pessoa a qual ela gosta. Youta percebe que ela está se referindo ao seu melhor amigo Takashi, ficando mais uma vez desiludido. Mesmo assim ele diz para que Moemi não desista e lute pelo seu amor. Inusitadamente Takashi aparece e Moemi cria coragem para se declarar, mas para infelicidade da garota ele simplesmente responde seco: -Lamento... É que você não é o meu tipo.

Youta, muito machucado por ter levado mais um fora, esquece seus sentimentos se importando apenas com a dor de Moemi. E assim no seu caminho ele encontra uma misteriosa locadora chamada Gokuraku (paraíso). Nas prateleiras ele encontra uma fita VHS com uma linda garota de cabelos curtos na capa com o título "Vou Te Confortar" e com a sinopse "Amável e carinhosa, Ai é uma doce jovem de 16 anos". Ele logo pensa estar em uma sessão pornô, é quando um senhor aparece para atendê-lo. O senhor diz que ele é o terceiro cliente da locadora, isso por que somente rapazes que tivessem o coração puro poderiam vê-la.

Quando Youta chega em casa ele começa a assistir o vídeo. A garota da capa diz palavras que o consolam, e mesmo sabendo que era apenas um vídeo ele deseja de todo o seu coração que Ai o confortasse. De repente uma luz envolve o quarto lhe dando uma sensação aconchegante. E assim como mágica a garota começa a sair da tela da televisão.
Youta fica muito feliz e, embora surpreso, não acredita no que aconteceu. Ele fica apenas observando a garota deitada, aparentemente dormindo. Ai abriu seus olhos, mas não estava nem um pouco contente, pois Youta havia passado a fita em um vídeo quebrado, fazendo com que sua saída fosse dolorosa e afetasse seu corpo (seus seios ficaram menores e sua voz menos delicada).

A garota do vídeo se chama Ai Amano e a princípio seu objetivo é confortar Youta. Ela diz ser uma vídeo girl e que seu tempo é curto (um mês) até que a fita acabe (e quando isso acontecer ela desaparece). Mas para que ela fique em segurança o vídeo não pode ser desligado ou rebobinado. E assim Youta não é mais um cara sozinho e Ai passa a confortá-lo, aconselhá-lo e dar força para que ele conquiste o seu grande amor Moemi.

Além de seus seios ficaram menores, sua voz e seu jeito menos delicados, Ai também perde seus dotes culinários. Mas esses não foram os únicos defeitos que ela adquiriu ao sair de um vídeo quebrado. O que acontecerá quando as pessoas que a criaram descobrirem que ela é uma vídeo girl defeituosa.

Isso tudo acontece apenas em um volume. As coisas acontecem muito rápido no mangá e pode se dizer que o mangá é dividido em algumas fases, nas quais Youta aos poucos (bem aos poucos, marcha lenta este garoto) vai mudando, superando seus traumas devido aos foras e aprendendo a lidar melhor com as garotas. Novos personagens são introduzidos na história e seus sentimentos também são aprofundados.

Além disso não é spoiler nenhum dizer que o sentimento de Youta por Ai também muda aos poucos. O problema é que ele demora muito para admitir isso e mesmo depois de admitir acaba resolvendo esquecer já que Ai é apenas uma Video Girl.


Informações

Video Girl Ai é de autoria do manga-ká Masakazu Katsura e foi publicado no período de 1990 á 1993 na revista Shonen Jump (casa de diversos shonens mangá famosos como: Death Note, Dragon Ball, One Piace) totalizando 15 tankobons. Os 13 primeiros contam a história da Vídeo Girl Ai Amano, os dois últimos da Vídeo girl Len Momono e ainda trazendo no último volume uma história extra (one-shot) de uma nova vídeo girl chamada Haruno. Video Girl Len foi publicado 2 anos depois de vídeo girl Ai ter acabado, mas mesmo que a história retrate uma nova vídeo girl não deixa de ser uma continuação de Vídeo Girl Ai (mas isso vocês verão na postagem de amanhã^^).

Em 1991 foi lançado um filme live action dando vida aos personagens do mangá.

Já em 1992 foi lançado um OVA dividido em 6 partes pela Jump Video (mais detalhes dos OVAs mais a frente no post^^).
No Brasil o mangá foi publicado no formato meio tankobon pela editora JBC, no total de 30 
volumes.

Abaixo algumas imagens do live action de Vídeo Girl Ai.




Personagens


Youta Moteuchi

Um estudante normal de 16 anos que, como quase todo garoto, sonha em ter uma bela namorada com a qual dividirá sua vida. Mas ele não tem muita sorte com as garotas levando sempre um fora, o que causou algumas feridas em seu coração. Os grandes "defeitos" de Youta são: ele pensa demais nos outros se esquecendo muitas vezes de seus sentimentos e vontades; e que ele não resiste (não consegue falar não) a uma garota bonita. Youta sonha em se tornar um grande artista de livros ilustrados infantis.

Ai Amano

Criada com a única finalidade de ser uma vídeo girl, para ajudar os rapazes com problemas amorosos. Porém quando Youta reproduziu a fita em um vídeo quebrado lhe causou alguns “defeitos”. Ai é muito brincalhona, sempre está de bem com a vida, o que faz com que sua presença seja marcante não só na vida de Youta, mas sim para todos aqueles que estão ao seu redor.


Moemi Hayakawa

Moemi é uma garota muito gentil, delicada, ótima em afazeres domésticos. Ela é apaixonada por Takashi, o popular amigo de Youta. No fim do mangá ela surpreende muito, provando que uma mulher apaixonada é mesmo disposta a tudo (fiquei até com medo º_º).


Takashi Niimai

O melhor amigo de Youta e que, diferente de Youta Takashi é muito popular com as garotas, mas parece não sentir nada por nenhuma delas. Ele sempre tenta ajudar Youta a se declarar para Moemi. Quando Moemi se declarou ele a dispensou imediatamente com frieza. 



Nobuko Nizaki

Ela é uma menina muito doce e carinhosa. Insistiu para que seus pais a transferisse para escola de Youta, pois já gostava dele a um tempo. Ela tenta de todas as maneiras conquistar o rapaz.




Natsumi

Quando muito pequena ela era a amiguinha de infância de Youta até se mudar. Eles se reencontram quando ela volta para Tóquio à procura de seu namorado. Ela tem uma personalidade muito forte e decidida, ajuda Youta diversas vezes. É a única humana tirando o Youta que sabe que Ai é uma vídeo girl. 



Vovô

Este é o simpático atendente da locadora Gokuhaku. No decorrer da trama sua presença se torna muito importante para que Ai e Youta possam ficarem juntos. Ele não se importa de dar a própria vida pela felicidade de Ai.




Louleck

Criador das vídeo girls, não há muito o que falar dele, somente que não acredita no amor e fará de tudo para que Ai e Youta não fiquem juntos. Ele não aceita que Ai seja uma vídeo girl defeituosa e tenha um sentimento como o amor.



Video Girl Mai Kamio

Louleck a criou e deu a ela a missão de apagar Ai. Mai é uma vídeo girl perfeita, livre de qualquer sentimento humano como amor ou compaixão.





Naoto Matsui

Um dos garotos que estuda com Youta. Ele está apaixonado pela Nobuko e está decidido a conquistá-la custe o que custar. Se aproveita de uma pequena briga entre Nobuko e Youta para se declarar. Finge ser um garoto tímido, mas na verdade é cheio de más intenções. Foi para ele que Louleck entregou a fita da Mai, mesmo sabendo que ele não era digno de tê-la (não tem o coração puro).



Ova



O OVA como já disse é dividido em 6 episódios que narram os acontecimentos do mangá 1 e a metade do mangá 3 (e algumas partes do mangá 2). Isso na edição japonesa, aqui seriam os acontecimentos dos volumes 1,2 e 5 (algumas partes dos volumes 3 e 4, espero que dê para entender^^). No OVA não chegamos a conhecer muitos personagens, na verdade a história do OVA gira em torno apenas de Youta, Ai, Moemi e Takashi, mas o character designer dos personagens ficou muito fiel ao mangá. O que posso dizer com toda certeza é que quando você termina o último episódio fica com aquele gostinho de quero mais, o que só piora quando você lê o mangá inteiro e fica pensando porque não fizeram o restante do mangá em versão animê.

Comentário


Uma vez quando perguntei a um colega se ele acreditava que veríamos novas obras do mangaká Masakazu Katsura no Brasil ele me respondeu que achava quase impossível. Ele disse que possivelmente o mangá não tinha sido muito bem recebido pelos fãs brasileiros. Por muito tempo me perguntei por que, mas hoje me lembrei que a primeira vez que vi Video Girl Ai em uma banca de jornal, não gostei do traço, eu gostava de mangás com olhos enormes e o traço do Masakazu é mais realista vamos dizer. Além de gostar de olhos grandes lembro que achei a capa do mangá pouco atrativa (aqui que entra o famoso ditado da vovó: Não julgue um livro pela capa^^).


Mas um dia eu fui a um encontro de um extinto fã clube de animês no qual eu era membro. Lembro que eles disseram que iriam exibir um animê de 6 episódios, perguntei qual era e um amigo me disse que se chamava Video Girl Ai. Eu não liguei o nome ao boi e perguntei do que se tratava, ele resumiu com um: Hah, é de uma menina que sai da televisão.

Eu pensei que iria dormir como sempre fazia quando eles passavam as batalhas intermináveis do Cavaleiros do Zodíaco, só para arrebatar novos membros para o fã clube. Para resumir vi muito marmanjão chorando naquele dia. Sim rios de lágrimas no último episódio de Video Girl Ai;

Resultado: depois que sai da biblioteca, onde eram exibidos animês aos sábados, desci até a banca de jornal da praça e comprei meu primeiro exemplar de Vídeo Girl Ai o volume 6.
Bom logo mais vou postar aqui a review de Vídeo Girl Len uma “continuação” mas centralizada em outro casal...

Até breve

sexta-feira, 27 de março de 2015

Mangá Paradise Kiss

Manga-ká: Ai Yazawa

Boa noite a todos... 

Hoje estou dando uma passadinha rapida pra mais uma review, esta de um mangá josei da grande manga-ká Ai Yazawa autora de Nana um grande sucesso... 

Paradise Kiss foi publicado aqui a alguns anos pela extinta editora Conrad... Bom confiram abaixo a reviem, tentei ao máximo evitar grandes spoilers...


Resumo

Yukari Hayasaka de 18 anos é mais uma dos muitos estudantes que se preparam para o vestibular. Ela é uma garota submissa a pressão e vontades de sua rigorosa mãe, que não reconhece seu esforço para estar entre os melhores alunos do colégio.


Ela é apaixonada por seu colega de classe Hiroyuki Tokumori, mas não tem coragem para declarar seu amor. Um dia tudo muda na vida de Yukari, indo para a escola ela é abordada por um estranho garoto punk cheio de piencings e alfinetes no rosto. Pensando que poderia ser assaltada, morta ou estrupada ela corre dando de encontro com uma imensa mulher com forte maquiagem e roupas extravagantes. Na verdade é um travesti e ele agarra Yukari que muito assustada desmaia.

Quando acorda, sua primeira visão é a de uma linda garotinha de cabelos rosas e asinhas, a qual ela pensa ser um anjo (não este não
é um magic-shoujo e Yukari não foi transportada para um outro mundo). Ela foi levada ao Atelie onde Arashi (o punk), Isabel (O travesti) e Miwako (a garotinha de cabelos rosas), que são alunos do colégio Yazawa Gakuin (escola de artes), a convidão para desfilar em um concurso. O concurso acontece todo ano no colégio e os aspirantes a estilista estavam trabalhando arduamente para fazer um vestido perfeito.

Yukari recusa o convite com duras palavras fazendo com que Arashi também lhe responde-se mal (quem fala o que quer, ouve o que não quer, já dizia minha vozinha^^). Ela sai às pressas mas acaba deixando cair sua carteirinha escolar nas escadas do Ateliê. Miwako encontra a carteirinha e a entrega a George (o líder do grupo e quem desenhou o vestido), que vendo a foto resolve ir devolver a carteirinha para Yukari.

E assim, após Yukari relutar muito para aceitar o convite, ela finalmente aceita desfilar. Em parte porque se encantou pelo George, mas esta escolha não agradará a todos.
Daqui para frente mergulhamos em um fantástico universo fashion criativo e viajamos nos sentimentos e conflitos dos personagens muito cativantes e situados com a trama.

Personagens

George desenha as roupas, Isabela faz os moldes e Arashi e Miwako costuram. Juntos eles formam o grupo Paradise Kiss.

Yukari Hayasaka

Yukari é uma garota muito esforçada ela leva os estudos muito a sério. Faz de tudo para ser uma ótima filha, mas por maior que seja os esforços de Yukari nunca é o suficiente para sua rigorosa mãe e para o maçante sistema educacional japonês.
Após conhecer os alunos do colégio Yazawa sua vida tem um giro de 360º. Ela cresce com a história, deixando de ser a garotinha manipulada pela mãe para se tornar mais determinada, mas desta vez para atingir seus próprios sonhos e objetivos. Além, é claro, do amadurecimento sentimental, afinal a garota passa a se relacionar com o excêntrico George. No início da história ela é apaixonada pelo Hiroyuki Tokumori.

Jôji Koizumi (George)

Líder do Paradise Kiss, ele é um excelente estudante do colégio Yazawa. Com um futuro brilhante pela frente no mundo da moda, desde muito pequeno ele já confeccionava roupas. Ele tem uma personalidade difícil, as vezes parece não se importar com ninguém a não ser ele mesmo, mas mesmo que de maneira fria e distante ele deixa evidente que se preocupa com aqueles que ele sente carinho.

Miwako Sakurada

Irmã mais nova de Mikako (personagem de outra obra de Ai Yazawa no mangá Gokinjo Monogatari) sempre veste roupas e acessórios infantis (o que combina muito com ela). Ela se sente inferior a sua irmã, que é dona da marca Happy Berry e uma estilista muito competente. Ela namora o ciumento Arashi, mas em seu passado foi muito apaixonada por Hiroyuki Tokumori.

Arashi Nagase

Mesmo com uma aparência que assustaria a muitos, este punk com alfinetes e piercings no rosto é muito apaixonado pela Miwako e se importa muito também com Yukari. No passado ele exigiu que Miwako escolhesse entre ele ou Hiroyuki.




Daisuke Yamamoto (Isabela)

Sempre vestindo roupas extravagantes e com uma forte maquiagem, Isabela é um travesti. Ela é a personagem mais madura, faz a linha mãe de todos. Ela conhece George desde que eles eram muito pequenos e sempre quando há uma comemoração a comida fica por conta dela.

 Hiroyuki Tokumori

Colega de classe da Yukari, é um rapaz inteligente e responsável. Era amigo de infância de Arashi e Miwako, mas se afastou deles quando Miwako escolheu Arashi. Mesmo se afastando não conseguiu esquece-la.





Um pouquinho da manga-ká


  
Nascida em 7 de março de 1967 em Osaka, desde muito pequena ela demonstrava amar desenhar. Com apenas 13 anos ela ganhou a categoria C de um concurso promovido pela editora Shueisha. Após o ensino médio ela chegou a iniciar um curso de moda, mas não concluiu para seguir a carreira de mangaká. Em 1985 ela iniciou sua carreira como mangaká, se destacando em 1990 com o mangá Tenshi Nanka, publicado de 1992 a 1994 na Ribon. Sua consagração foi com o mangá Gokinjo Monogatari publicado de 1995 a 1997.

Já no período de 1998 a 1999 foi publicado "Kagen no Tsuki", que em 2004 foi a primeira obra da mangaká a se tornar live action.

Finalmente no ano de 1999 Ai Yazawa começou a publicar dois mangás que viriam a ser os seus maiores sucessos, Paradise Kiss e Nana. Paradise Kiss foi publicado até 2003, já Nana ainda está em publicação atualmente o volume 20.

Comentário

Paradise Kiss é um dos mangás que mais gosto, seja pelo seu final nada clichê, pela trama que é muito bem elaborada ou por seus personagens que são todos cheios de personalidade, como é de característica da Ai Yazawa... O enredo nos faz pensar muito em nossas escolhas, afinal para Yukari vivia pra seguir os propósitos que sua mãe impunha pra ela, deixando a sua felicidade e sonhos em segundo plano...

Outra parte do mangá que mais amo é a diversidade presente com a maravilhosa Isabela, um personagem tão importante pra mim no mangá quanto a própria protagonista... E por falar em protagonista outra coisa que mais me prendeu da obra foi o fato da Yukari ser uma personagem que evolui muito no decorrer da trama. De mocinha fraca comandada por uma mãe autoritária a uma garota dominada por uma paixão e finalmente para uma mulher forte dona de si com seus sonhos, ideais e realizações...

Bom animê e o Live action seguem o mangá quase que fielmente, mesmo assim vale muito apena conferi-los... 

Dica



O Live Action de Paradise Kiss você pode encontrar neste blog ou aqui.
O animê pode ser baixado no AnimesXgames


quinta-feira, 26 de março de 2015

Mangá Karekano (Kareshi Kanojo no Jijou)

Manga-ká: Masami Tsuda

Boa tarde!!!

Bom eu ainda não peguei o ritmo e por isso não estou conseguindo atualizar o blog como eu queria...

E assim hoje venho com mais uma postagem de um dos meus shoujo mangás preferidos, uma obra na minha opinião clássica...

Tentei ao máximo não dar spoilers mas confesso que foi muito difícil... Bom espero que gostem...

Resenha




Miyazawa Yukino acaba de entrar para o colegial, onde ela é uma das garotas mais populares da escola isso por que ela tem ótimas notas, está sempre arrumada, ajuda a todos e tem um temperamento muito calmo. Mas nada disso é verdade pois Miyazawa esconde uma terrível personalidade e para ser idolatrada por seus colegas da escola ela faz qualquer coisa até mesmo passar horas estudando e fingir ser uma garotinha doce.

Porem existe alguém que esta arruinando os seus planos, Soichiro Arima, um estudante igualmente brilhante nos estudos, bonito e que trata sempre todos muito bem chamando tanta atenção ou mais quanto Miyazawa. E assim nossa heroína passa a ter um grande objetivo "Superar seu grande rival", o que ela percebe não ser nada fácil. Yukino acha que sua vitória já está no papo quando Arima se declara para ela e ela é claro o rejeita, porém isso não quer dizer que Arima tenha desistido e quando ele resolve ir à casa de Yukino para lhe emprestar um cd ele acaba por um descuido de Yukino descobrindo sua terrível personalidade. Na manhã seguinte após o acontecimento Miyazawa fica na expectativa de quando seu segredo será finalmente revelado, porem os dias vão se passando e quando ela pensou que seu rival Arima não fosse contar a ninguém sobre sua verdadeira personalidade, ela tem uma amarga surpresa pois ele a chantageia e assim ela passa a fazer todos os deveres de Arima, descobrindo assim que ele também não é nada do que aparenta.

Aos poucos os sentimentos de Miyazawa em relação ao seu até então rival Arima, vão se moldando e ela se descobre apaixonada por ele e assim é dado início ao grande romance cheio de reviravolta.


E assim quando Miyazawa já não faz mais muita questão de esconder seu jeito de ser surge Maho, uma garota com um forte senso de liderança que coloca todas as garotas da sala contra Miyazawa a fazendo perceber que ela nunca teve e nunca fez questão de ter amigas de verdade e que sempre esteve sozinha só para poder impressionar a todos e ser a primeira em tudo. É apartir deste ponto que temos uma amostra da verdadeira força e determinação da protagonista, pois sem a ajuda de seu namorado ela decide que revertera a situação. Ao mesmo tempo que Miyazawa luta contra a situação em sua sala ela enfrenta uma grande batalha contra a amiga de infância de Arima Tsubasa que voltou a escola depois de se recuperar de um acidente.

Acompanhamos assim neste primeiro arco da história nossa protagonista aprendo a ser verdadeira consigo mesma e para com os outros... Mas Yukino ainda enfrentará problemas mais sérios quando o passado sombrio de Arima volta a atormenta-lo.
Mas nossa protagonista não está nem um pouco disposta a perder sua felicidade e embarca em mais uma batalha, está meio que as escuras, pois Arima dificilmente se abre com ela preferindo assim se afastar, colocando este bonito romance em risco.

Capítulo destaque (na minha humilde opinião é claro)

Os capítulos que eu mais gosto e destaco pertence ao volume 9 do ato/capítulo 38 ao 42, quando Miyazawa, Maho e Tsubasa encenam a peça Neves de Aço que Aya escreveu no festival da escola, parece uma outra história, um outro mangá dentro do mangá de Karekano, o roteiro da peça é muito bonito, poético mesmo se tratando de uma história de ficção cientifica. Na peça Yukino interpreta o cientista que inventou os androides, que agora mora isolado em um pequeno planeta com sua robô muito velha e cheia de defeitos (Tsubasa). Após anos vivendo uma vida rotineira ele tem a visita de um outro androide (Maho) este muito mais avançado e inteligente o bastante para superar seu próprio criador. 
Bom os capítulos que dão sequência a peça ao mesmo tempo que nos dá a impressão de haver um outro mangá dentro de Karekano, deixam nítido também a sua importância para o enredo, pois Arima se identifica muito com a peça lhe parecendo que foi escrita encima de seus conflitos pessoais e é por isso que eu achei que estes capítulos foram uma jogada de mestre da manga-ká Masami Tsuda.

Alguns Personagens


Yukino Miyazawa

Muito inteligente está sempre em primeiro lugar no ranking de notas da escola, ela é como um ídolo da escola sempre elogiada e bajulada pelos alunos. Mas na verdade Yukino esconde uma personalidade completamente distinta da que ela representa na escola. Com o tempo e após se apaixonar por Arima acaba se desapegando a esta forte vontade de ser o centro de atenção o que é claro poderá lhe colocar em maus lençóis por um tempo, já que a garota mentiu para todos, Miyazawa em resumo é muito corajosa e determinada se tornando assim a garota perfeita para livrar Sôichiro de seus traumas.

Sôichiro Arima

Inteligente, bonito e muito popular Sõichiro acaba mesmo que sem querer se tornando o grande rival de Miyazawa, mas na verdade Arima é apaixonado por Miyazawa desde o inicio e quando finalmente ele consegue entrar no coração orgulhoso da nossa protagonista se torna um ótimo e doce namorado, mas as coisas estão longe de serem um mar de rosa pois o terrível passado de Arima volta a assombra-lo cada vez mais forte e sombrio.

Hideaki Asaba

Se torna o melhor amigo de Arima e o único a conhece-lo e entende-lo de verdade. No início o grande interesse de Asaba em Arima era fazer dele seu parceiro para que os dois juntos pudessem ter um grande haren de garotas bonitas, mas seu plano é claro deu errado em parte graças a Miyazawa o que o fez declarar guerra a garota, mas logo os dois se tornam grandes amigos e assim passam a dividir o Arima. Hideaki foi apelidado pelas irmãzinhas de Miyazawa de Asapin.
  
Maho Isawa

No início aparece como uma grande inimiga de Miyazawa pois foi uma das únicas que realmente enxergou além da máscara dela isso por que Miyazawa era tudo o que Maho queria ser. Passado a grande turbulência entre ela e Mayazawa elas acabam por se tornar grandes amigas o que contribiu muito para a personalidade das duas mas principalmente para Maho que acaba se soltando um pouco mais. Sonha em ser dentista e só fala quando necessário.

Tsubasa Shibahime

Não se engane com a aparência doce e frágil desta garotinha pois ela sabe lutar pelo que quer, no início do mangá nutre um forte sentimento por Arima seu amigo de infância, o que a torna um terrível inimiga para Miyazawa, mas no decorrer da história as coisas mudam. E quando ela conhece o filho da mulher com quem seu pai se casara os seus sentimentos se voltam a ele. Tsubaki é muito calada e se apega muito fácil a todos, por ser muito bonitinha e pequenina acaba meio que se tornando a mascote da turma. Um dos seus grandes talentos é comer quantidades enormes de comida (principalmente doces) e não engordar.

Tsubaki Sakura

Menina moleca, Tsubaki é a capitã do time de vôlei, está sempre junto de Tsubasa, Aya e Rika. Conhece Tsubasa desde muito pequena por isso se importa muito com o bem estar da amiga. Quando ela se junta com Aya pode ter certeza que alguma travessura resultará e uma das principais vítimas é a Tsubasa é claro. Tsubaki é muito animada e adora garotinhas bonitas o que a faz um par perfeito com Hideaki, o que nem passa pela cabeça dos dois é claro, os tornando até mesmo rivais. Ela é meio desajeitada quando se trata de coisas do coração e tem o grande sonho de viajar pelo mundo visitando ruinas antigas.

Rika Sena (na esquerda)

Muito calma e doce, Rika é a pessoa mais equilibrada da turma sempre tentando manter a paz principalmente entre o trio Tsubasa, Tsubaki e Aya. Rika é ótima com afazeres domésticos e está sempre apoiando e ajudando sua amiga Aya quando ela tem que se isolar para escrever suas histórias. Tem o sonho de trabalhar com moda o que a torna uma grande fã do pai de Tsubasa que é um grande estilista.

Aya Sawaka (na direita)

Amiga de infãncia de Rika, Aya é aquele tipo de pessoa mandona, mas que tem um grande coração. Conhece Rika desde muito pequena, sempre a fazia chorar com algumas de suas brincadeiras, além de usar Rika para fazer coisas para ela. Mas isso não significa que Aya não valorize ou goste de sua amiga ao contrário ela se importa e muito. Aya tem um grande talento para escrever e poderá no futuro ser uma grande escritora.

Kazuma Shibahime

Se torna “irmão” de Tsubasa quando sua mãe uma enfermeira se casa com o atrapalhado pai dela. Kazuma é um garoto doce, aquele tipo de pessoa que simpatiza a todos muito fácil. Ele é o vocalista de uma famosa banda independente chamada Yin & Yang. Kazuma se apega muito a Tsubasa e os dois passam a querer estar sempre juntos...


Tonami Takefumi

Estudou no ginasial com Arima, Aya, Tsubaki e Tsubasa. Quando criança Tonami sempre teve problemas de saúde o que o tornava muito bajulado por sua família rica, o tornou gordinho e muito mimado e lhe garantiu muitos inimigos que sempre o perseguiam até que então surgiu Sakura que as vezes o protegia, porém esta proteção estava longe de ser bondade no coração de Tsubaki pois ela o explorava muito e as vezes até deixava levar uma coça. Ele se mudou e decidiu mudar completamente sua vida, passou a se exercitar se tornou mais atlético e melhorou sua personalidade. E assim que volta ao colégio onde Tsubaki esta decide que se vingara de Sakura pelo que ela o fez passar.

Yusuke Takashi

Namorado de 28 anos de Maho, ele é dentista e tem uma bela casa é muito animado e responsável, tentou evitar ao máximo não se apaixonar por Maho devido a diferença de idade, mas seus esforços não foram o bastante para resistir ao charme e a insistência da garota.




Pero-Pero

Este é o cachorro com cara de Hamister da familia Miyazawa, ele é de uma raça estranha que de repente evolui para um cachorro normal e muito maior que ele, mas infelizmente ele não pode ser catalogado como um pokémon ou digimon pois não tinha mais nenhum outro poder além de mostrar a linguinha^^. Pero-Pero tem vários filhotinhos (safadinhu^^) no decorrer do mangá.



Comentário

Karekano é sem dúvida um dos mangás/animês que mais marcaram minha vida, foi um dos primeiros shoujos (pra ser mais exato o segundo) com o qual tive contato, na época eu pensava que gostava apenas de shounen e até o momento o único shoujo que tinha me interessado foi Rayearth, isso é claro pelas cenas de luta e o saltitante Mokona. Mas quando assisti Karekano pela primeira vez em uma exibição de animês de um extinto fã club de minha cidade, fiquei realmente curioso pois nunca tinha assistido um desenho centralizado nos dramas humanos, mais precisamente adolescente.

Só fui conhecer o mangá muito tempo depois e só terminei de lê-lo quando a panini o lançou no Brasil e com certeza Karekano se tornou um dos meus mangás favoritos, pois além de ter ótimos personagens todos tem sua importância, seus dramas e medos explorados garantindo assim grandes participações na história. Tem momentos em que o Arima e a Miyazawa se tornam meros coadjuvantes permitindo assim que a história de Kazuma e Tsubasa ou Maho e Yusuke sejam contadas.

Bom espero realmente que tenham gostado da postagem e me desculpe os spoilers estou tentando diminui-los, to meio enferrujado a anos que não paro pra escrever rs...