sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mangá: O 14° Dalai Lama Uma Biografia em Mangá

Manga-ká: Tetsu Saiwai

Boa noite pessoas... 

Hoje trago a resenha de um mangá um pouco diferente de todos que postei até agora... Tratasse de um mangá biográfico, com conteúdo histórico, onde o protagonista é um dos seres humanos mais especiais que já passou por esta terra...

Bom espero que gostem.

Resenha


Em 6 de junho de 1935, dois anos depois da morte do 13° Dalai Lama, nascia no nordeste do Tibete, Tenzin Gyatzo, filho de camponeses que aos 2 anos foi reconhecido como a reencarnação de seu predecessor. Mas o que séria um Dalai Lama?


Para os budistas Tibetanos todos os Dalai Lama são manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig, o Boddhisattva (ser iluminado que escolheu renascer para servir a humanidade), da compaixão. Com sua família mudou-se para Lhasa (capital do Tibete), passando a residir no Palácio de Potala, ao 6 anos iniciou os estudos que o prepararam pra sua missão de se tornar o líder espiritual do Tibete e aos 14 anos (quando a China e seu regime comunista invadiu o Tibete), ele assumiu o poder politico da sua nação... Em 1959 teve que buscar exílio na Índia, na cidade de Dharamsala, onde muitos tibetanos também se refugiaram... Desde então Dalai Lama veem tentando de maneira pacifica a restabelecer a independência do Tibete.

E assim neste mangá acompanhamos numa narrativa simples a vida deste que é um dos líderes espirituais mais influentes que já existiu, tanto que em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Comentário

Eu simplesmente amo mangás ou hqs com relatos verídicos, biografias, principalmente quando se tratam de grandes exemplos,  de seres humanos como é o caso do Dalai Lama. Este mangá como já dito acima resume a vida, sabedoria e bondade do grande homem, monge e líder espiritual que é o 14° Dalai Lama, Tenzin Gyatzo. Eu não posso dizer que tenho religião, mas posso disser com toda certeza que admiro pessoas que deixam tudo pra trás em busca de um bem maior, em busca de fazer o bem para os outros mesmo que estes não partilhem de sua fé, não sejam de sua etnia ou etc.

O traço do manga-ká é um traço simples, não vemos aqueles olhos grandes e nem desenhos extremamente detalhados, mas na minha opinião mesmo que esta história fosse ilustrada com rabiscos isso não tornaria a leitura intragável.

Finalizando quando vi este mangá nas bancas não pensei duas vezes, pois como fã da história de vida do Dalai Lama e fã de mangás, eu não poderia deixar de conferi-la... Só tenho a dizer que admiro editoras como Case Editorial por trazerem ao Brasil obras que não se enquadram no gosto da maioria, dando espaço para materiais que muito provavelmente não veríamos por aqui.


Dica

Este mangá foi lançado aqui no Brasil e em algumas bancas ainda é possível encontra-lo ou em lojas virtuais como a Popster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário