sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mangá: Hourou Musuko

Manga-ká: Takako Shimura

Boa tarde!

E a segunda resenha de hoje é de mais um mangá seinen (este que parece um shoujo ou josei), mas não um mangá qualquer, Horou Musuko é um mangá fofo com um assunto ainda um tanto polemico que é a transsexualidade...

Bom foi um dos melhores mangás que li recentemente e espero que vocês curtam a resenha que foi feita com muito carinho rs

Resenha




Shuichi Nitori é um garoto de 10 anos com feições femininas que quer se tornar uma garota, e em seu primeiro dia de aula em uma nova escola ele conhece Yoshino Takatsuki uma garota com um comportamento fora dos padrões impostos como feminino e que gosta de se vestir com roupas masculinas. A partir deste momento os dois passam a compartilhar o segredo um do outro, e juntos saem para lugares distantes de suas casas, ele vestido como garota e ela como garoto.

Logo este segredo deixa de pertencer apenas Shuichi e Takatsuki, quando Chiba Saori uma garota também de sua classe e de personalidade muito difícil acaba por vê-lo vestido de garota, quando por descuido Shuichi abre a porta de sua casa vestido de garota. Mas ao contrário da maioria das pessoas a excêntrica Saori acaba por se tornar mais uma pessoa a incentivar Shuichi a se vestir como garota e mais do que isso ela se apaixona e se declara a ele, porém os sentimentos dele estão voltado a Takatsu.

Aos poucos outros personagens vão aparecendo novos personagens e o circulo de amizades de Shuichi vai se expandindo e assim conhecemos o pequeno Makoto Ariga, um menino que se aproxima de Shuichi por também querer ser uma garota...

E assim a cada volume do mangá acompanhamos cada etapa da luta de Shuichi pela busca da sua identidade, vemos o seu crescimento o qual desperta medos e anseios e também o vemos enfrentar e sofrer preconceito de frente após ele e a Takatsuki terem seus segredos expostos a todos com a leitura de um diário para toda a sala de aula ou quando ele decide ir a escola vestido de garota.

Personagens

Shuichi Nitori 

No inicio do mangá tem apenas 10 anos. Shuichi é um garoto gentil e delicado que tem o sonho de ser uma garota. Aos poucos percebemos que ele é muito determinado e que não mede esforços pra realizar aquilo que quer, seja isso um emprego de meio período ou ficar ao lado da pessoa que gosta mesmo quando até sua irmã o desaprova.



Yoshino Takatsuki

Se torna a melhor amiga de Shuichi. Ela é uma garota que quer se tornar um garoto, é ela a primeira pessoa a encorajar Shuichi a vestir roupas femininas.





Saori Chiba

Ela é o tipo de garota que fala tudo o que pensa e para defender aqueles que gosta ela chega até mesmo ser agressiva. No inicio se apaixona por Shuichi e passa a odiar Takatsuki quando descobre que ele é apaixonado por ela (na verdade ela já não ia muito com a cara dela rs).



Sasa Kanako

Uma daquelas garotas energéticas que esta sempre falando. Sasa é amiga de infância da Takatsuki mas logo se aproxima da Saori conseguindo conviver facilmente com a garota mesmo com seu gênio difícil. Ela é aquele tipo de pessoa que se importa muito e de verdade com seus amigos.



Makoto Ariga

Quando descobre que Shuichi quer ser uma menina, Ariga não pensa duas vezes em se aproximar dele, já que ele também deseja o mesmo. Mas diferente de Shuichi, Ariga não possui a delicadeza e androgenia de seu amigo e isso faz com que ele tenha  uma tremenda insegurança  e o torna complexado. É um garoto sincero que esta sempre tentando ver o lado bom nas pessoas (pena não enxergar isso em si) e diferente de Shuichi ele gosta de meninos e se apaixona muito fácil.

Chizuru Sarashina

Uma daquelas garotas sem noção que gosta de zuar com todos e gosta de todos mesmo que esses a ignore (o que Saori faz muito bem). Ela também gosta de se vestir com roupas masculinas, mas não tem vontade de se tornar um menino.




Maho Nitori

Irmã mais velha de Shuichi ela é uma daquelas adolescentes fã de modelos e louca pra conhecer seu ídolo (que no caso é uma modelo teen). Vive pegando no pé de Shuichi e não fica nada feliz quando descobre que seu irmão gosta de se vestir de menina pois o garoto por quem ela estava interessada se apaixonou por ele ao vê-lo vestido de garota (no começo eu não suportava ela). 


Seya Riku

Antes de se tornar o namorado de Maho, ele se apaixonou por Shuichi a primeira vista ao velo vestido de garota. É um rapaz gentil e muito educado...





Anna Suehiro

No inicio parece ser uma pessoa estupida, ignorante e preconceituosa, o que despertou um certo ódio em Shuichi e Maho. Mas com o tempo ela se mostra uma excelente pessoa, muito madura e equilibrada. Ela se apaixona por Shuichi e se torna sua namorada mesmo sabendo que ele quer ser uma garota. Ela é uma modelo da mesma agencia para qual a Maho passa a trabalhar.


Yuki (Hiroyuki Yoshida)

Após conhecer Takatsuki em uma situação um tanto constrangedora ela se tornou muito amiga dela e do Shuichi. Yuki é uma mulher transexual. 





Shin-Chan

Namorado de Yuki eles se conhecem desde o colegial.







Informações Mangá

Seriado de Dezembro de 2002 até Julho de 2013 na revista destinada ao gênero seinen Comic Beam (Enterbrain), possui o total de 15 volumes com 123 capítulos. Em 2011 ganhou uma adaptação para animê com o total de 12 episódios, produzidos pela AIC Classic.

Transsexualidade e Identidade de Gênero 

Bom como no mangá é abordado a transexualidade e de maneira indireta a identidade de gênero resolvi deixar claro aqui, até mesmo pra facilitar a leitura do mangá, que identidade de gênero e orientação sexual são coisas distintas. 

Dessa maneira entenda-se que:

Uma mulher transexual = Pessoa que se identifica como sendo do sexo e gênero feminino, embora tenha sido reconhecida geneticamente como do sexo masculino.

Orientação sexual = Indica por qual gênero a pessoa se sente atraída ou seja se é um menino que gosta de meninas (Heterossexual), menino que gosta de meninos e meninas (Bissexual), Meninos que gosta de meninos (Homossexual) e etc.

E como são coisas diferentes isso significa que uma mulher transsexual pode ser hétero, homossexual, bissexual e etc... 

Caso queiram saber mais tem diversos artigos a cerca do assunto na internet eu gostei deste aqui.

Comentário

Hourou Musuko é sim dúvida um dos mangás que mais me impressionaram, pois é incrível a maneira como a manga-ká relata tais assuntos vamos dizer que infelizmente ainda polemico, com uma naturalidade e ao mesmo tempo profundidade. Seus personagens parecem ter vida própria, todos são vem definidos e nenhum parece esta ali na história apenas pra ocupar páginas...

Mesmo que em 15 volumes tenhamos acompanhado o crescimento do menino de 10 anos até os seus 18 pra mim não pareceu faltar nada e que estávamos ali vendo-o crescer, sentindo sua dor, amparando-o e rindo com ele é claro... O que eu quero dizer é que não tem como ler este mangá e não mergulhar na história e não devora-lo (Sim foram 6 horas lendo sem parar, eu não conseguia rs).

Dica

Hourou Musuko pode ser baixado no site Aion Scanlator.

Confira também a resenha do filme Tomboy que tem como tema transsexualidade, AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário