quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Sobre Manhwa

Boa noite!!

Hoje pra finalizar as postagens resolvi falar um pouco sobre manhwa...

Meu primeiro contato com os Manhwas foi através do Ragnarok (alguns volumes foram publicados pela editora Conrad) o que aconteceu muito depois de eu ter sido apresentado aos mangás. Mas confesso que minha paixão (sim porque amo os mangás e os manhwas são amantes rs), veio muito tempo depois disso e foi com o manhwa de vampiros Model (publicado pela Conrad).

E assim com a paixão despertada eu fui atrás de saber de algumas coisinhas (digo isso porque não sou nenhum expecialista em manhwas) e são elas que eu venho compartilhar com vocês.


O que são manhwas?

Primeiramente tenho que dizer que a palavra Manhwa é um termo coreano para História em Quadrinhos (man-hwa = história(s) em quadrinhos) ou seja na Coreia eles chamam tudo aquilo que é história em quadrinhos seja marvel, mangá, Turma da Mônica de manhwa. Mas no ocidente o termo manhwa destinasse a quadrinhos coreanos (mais especificamente da Coreia do Sul).

O que é Manhwaga?

Assim como o quadrinista de mangá é chamado de manga-ká, manhwaga (manhwa-ga) é como são chamados os desenhistas/quadrinistas de manhwas.


Diferença Manhwas e mangás

A principal diferença do manhwa se comparado ao mangá é o modo de leitura, os manhwas são lidos da maneira ocidental ou seja da esquerda para direita. Quanto ao traço é tudo muito relativo pois depende de quem o desenha, mas o que eu reparo é que os rostos dos personagens de manhwa possuem expressões muitas vezes mais fortes (sobrancelhas grossas, bocas bem contornadas, orelhas maiores) e que o corpo é na maioria das vezes muito esguio. Uma das primeiras coisas que eu reparei nos manhwas (principalmente aqueles destinado a meninas) foi o pescoço que é mais comprido que nos mangás.

Mas como eu disse tudo isso é muito relativo e depende de quem o desenha, ressaltei aqui o que reparei na maioria dos manhwas que li ou conheço (Reparem na imagem no começo da postagem).

Gênero de Manhwas

Sunjeong: Manhwas destinados as garotas (igual os Shoujo nos mangás).

Sonyung: Manhwas destinado aos garotos ( igual ao Shounen nos mangás)
Tchungnyun: Manhwas destinados a jovens adultos (igual ao  Josei e Seinen nos mangás)
Ttakji: Histórias de aventura que foram publicadas na década de 1950 ambientadas no Ocidente.

Alguns Manhwas que foram publicados no Brasil

Angry (editora Conrad)
Chonchu (editora Conrad)
Model (editora Conrad)
Ragnarok (editora Conrad)
Tarot Café (editora NewPop)
Ark Angels (editora Newpop)

Adaptações de manhwas

Yobi, the Five Tailed Fox

Todos sabemos que alguns mangás são adaptados para animê, dramas e filmes (ou live action como preferir chamar), com os manhwas ainda é raro a adaptação para animações, sendo muito mais comum eles serem adaptados para dramas (k-drama, telenovela como queira chamar) ou filmes.


As adaptações de manhwas para animação é chamada de Han-guk Manhwa Aenimeisyeon ou Aenimeisyeon (recomendo o Aenimeisyeon Yobi, the Five Tailed Fox).


Recomendo o drama Full House que foi baseado no manhwa de mesmo nome da Manhwaga Woon Soo Yeon.

Finalizando...

Eu espero que tenham gostado desta postagem e espero que ela tenha ajudado alguém a conhecer um pouquinho mais sobre os manhwas. Fazer esta publicação era algo que eu queria desdo outro blog, assim que resenhei o primeiro manhwa que li... Sinceramente eu amo os mangás mas confesso que sou uma pessoa aberta a conhecer qualquer tipo de quadrinhos ou livros, seja qual for a sua cultura e se um dia eu vier a colocar meus olhos em algo diferente... Aqui ele será relatado...

Beijos a todos e até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário