segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Gêneros Mangás


Boa noite!! 

Trago agora uma postagem diferente, onde relatarei os gêneros de mangás e alguns subgêneros... Listei aqui os principais e também alguns termos criados por fãs ocidental... Fiz esta lista com base em tudo que li do assunto nestes 15 anos de paixão por animê e mangá, um pouco retirei de conversas que tive com uma amiga que esta no Japão e outra parte de um texto antigo que me foi fornecido por uma colega virtual pra uma postagem ao meu antigo e extinto blog (isso faz quase 10 anos)...

Tentarei trazer outros textos informativos referente a este universo... Caso você encontre algo que discorde ou ache algum erro, por favor fique a vontade pra me informar pois quero poder ajudar a simplificar um pouquinho o universo de quadrinhos japoneses... Então vamos ao texto...




Um mangá/animê alem de poder possuir o gênero ação, aventura, terror, suspense, comédia, romance e etc... Ele também possui alguns gêneros orientais que os japoneses utilizam pra identificar a que publico alvo pertence tal mangá... 

Fiz aqui uma lista dos principais gêneros de anime e mangá... Lembrando que um mangá pode possuir diversos gêneros e subgêneros.

Exemplos: 

Love Hina é um mangá  Shounen, ecchi, Harem, Comédia.
Hana Kimi é um Shoujo, Gender Benger, Harem (mais precisamente Reserse Harem), Drama, Comédia, Romance...


Kodomo


Kodomo em japonês significa criança. Os mangás/animês Kodomo tem como público alvo crianças de 10 anos ou menos. As histórias normalmente ensinam as crianças através de seus personagens a se comportarem, respeitarem e até mesmo coisas do dia a dia como organizar o seu quarto (exemplo bobo que dei rs)...

Exemplos de mangás Kodomo: Doraemon (F. Fujio Fujiko), Hamtaro (Ritsuko Kawai) e Hello Kitty.




Shoujo (Shojo)

No Japão os shoujo são os mangás destinados a garotas de 13 a 18 anos. Suas histórias normalmente são recheadas de romances e comédia. Muitas das histórias se passam no ambiente escolar já que o "publico alvo" destes mangás também estão no colegial. Mas é claro que em toda regra existe as exceções, pois existem shoujos que tem como enredo ficção cientifica, terror, fantasia e mistérios...

Exemplo de shoujos mangá: AohaRaido (Io Sakisaka), Marmalade Boy (Wataru Yoshizumi), Mars (Fumyumi Souryo) e Orange (Ichigo Takano).


 



Josei

Mangá para mulheres adultas... Um josei tem um enredo mais realista onde a personagem normalmente é uma universitária, uma mulher já formada que trabalha e cuida de si. É comum é claro nos deparamos com cenas de cunho sexual mais fortes do que as encontradas em um shoujo (quando encontrada é claro).

Exemplos de mangás Josei: Cherish (Wataru Yoshizumi), Helter Skelter (Kyoko Okazaki), Nodame Cantabile (Tomoko Ninomiya) e Paradise Kiss (Ai Yazawa) .







Shounen


Se shoujo é para garotas adolescente, shounen é o termo utilizado para mangás destinado aos jovens garotos. Este é considerado o gênero mais popular...

Exemplos de mangás Shounen: Dragon Ball (Akira Toriyama), Naruto (Masashi Kishimoto),  One Peace (Eiichiro Oda), Yuyu Hakusho (Yoshihiro Togashi).


 



Seinen

Seinen é o destinado a homens maduros de 18 até 40 anos. Assim como no josei é muito variado o tipo de histórias que podemos encontrar em um mangá seinen, tem mangás com histórias muito fortes cheia de senas de sexo, violência gratuita ou também mangás com o dia a dia de um personagem, o seu trabalho, universidade, a viagem de auto descoberta dele com seu cãozinho e etc. 


Exemplos de mangás Seinen: Berserk (Kentaro Miura), Gantz (Hiroya Oku), Hellsing (Kouta Hirano) e O Cão que Guarda As Estrelas (Hoshi Mamoru Inu de Takashi Murakami).








Gekiga



Mangá para homens adultos em seu enredo podemos encontrar assuntos como vingança, guerra, drogas, mafia, corrupção, tramas psicológicas e etc. Estes mangás possuem um traço forte e mais vamos que dizer verdadeiros ou seja aqui não temos os famosos olhos grandes dos mangás...

Exemplos de mangás Gekiga: Crying Freeman (Ryoichi Ikegami/Kazuo Koike), Lobo Solitário (Kazuo Koike/Geseki Kojima).








Mahou Shoujo ou Maho Shojo (escrita alternativa)


Histórias shoujo onde as personagens não são apenas colegiais comuns e sim garotas mágicas  que lutam contra o mal para salvar o mundo. Mahou shoujo significa: Menina mágica. 

Exemplos de mangás Mahou Shoujo: Card Captor Sakura (CLAMP), Guerreiras Mágicas de Rayearth (CLAMP), Sailor Moon (Naoko Takeuchi), Tokyo Mew Mew (Reiko Yoshida/Mia Ikumi).







Shoujo-Ai





Mangá shoujo onde é retratado um romance entre duas mulheres mas no qual não acontece cenas de sexo ou seja é um romance leve. 



Exemplos de mangás Shoujo-Ai:  Maria-sama ga Miteru (Oyuki Konno/Satoru Nagasawa), Pietà (Haruno Nanae), Shiroi Heya no Futari (Ryouko Yamagishi), Shoujo Kakumei Utena (Chihou Saitou).









Yuri



Mangá com relacionamento homossexuais entre mulheres mas diferente dos shoujo-ai no yuri já ocorre cenas de sexo. Uma colega minha que está no Japão disse que lá não se usa mais o termo shoujo-ai e que todo mangá que tenha o relacionamento entre duas mulheres é caracterizado como yuri.


Exemplos mangás Yuri: Aoi Hana (Takako Shimura), Girl Friends (Milk Morinaga), Hanjuku Joshi (Akiko Morishima) e Octave (Haru Akiyama).




 


Shounen-Ai



Nesse gênero temos uma forte relação entre dois homens mas sem cenas explicitas de sexo, muitas vezes as relações são apenas insinuadas ou apenas uma "forte amizade entre dos garotos"...

Exemplo de mangás Shounen-Ai: Antique Batery (Fumi Yoshinaga), Lost Angel (You Higuri), Sono Yubi Dake ga Shitte Iru (Kannagi Satoru/ Odagiri Hotaru) e Tokyo Babylon (CLAMP).





Yaoi / Boys Love

Não falarei da origem do termo yaoi ou entrarei em discussão se ele é ou não é um gênero, pra quem quer saber um pouco mais disso entre nesse artigo do animê pró.que explica muito bem isso.

No ocidente yaoi é como se fosse o yuri só que com casais de garotos ou seja um mangá onde acontece cenas mais fortes de sexo entre dois garotos (Ou até mais rs). Conversando com minha amiga que atualmente mora no Japão ela me afirmou que não é utilizado o termo yaoi e que lá é algo ofensivo, eles utilizam Boys Love.

Exemplos de mangás yaoi: Calling (Miu Ootsuki), Junjou Romantica (Shungiku Nakamura), Love Stage (Taishi Zaou / Eiki Eiki) e Sorenari ni Shinken Nandesu (Kai Asou).







Lemon

É uma denominação americana criada por fãs para BL com passiofilia (sado-masoquismo) ou cenas fortes de homossexualismo masculino.

Gender Bender

Não é propriamente um gênero de mangás e sim vamos que dizer uma subcategoria. Gender Bender significa "Dobrar o gênero". Um mangá é Gender Bender quando existe uma personagem (que geralmente é a protagonista), que se veste do como o sexo oposto ou seja uma menina que se veste como menino ou visse versa.

Exemplos de mangás Gender Bender: Hanazakari no Kimitachi E (Hisaya Nakajo), Kuragehime (Akiko Higashimura), Ouran High School Host Club (Bisco Hatori) e Ranma ¹/² (Rumiko Takahashi).






Mecha

Mangá cujo a história tem como tema robôs gigantes (Mechas) e seus pilotos humanos. Tem como alcance o publico masculino de todas as idades... Geralmente nas histórias a personagem protagonista luta com seu robô gigante contra o mal que pode ser desde alienígenas, monstros ou até mesmo outros robôs gigantes.

Exemplos de mangás com Mecha: Code Geass (Goro Taniguchi / Tomomasa Takuma), Eureka Seven (Bones / Kazuma Kondou / Jinsei Kataoka), Gundam Wing (Koichi Tokita) e Neo Genesis Evangelion (Yoshiyuki Sadamoto).





Neko Mangá


Não é como um gênero de mangá séria mais algo como uma categoria. São mangás que exploram histórias centradas em felinos (quando se refere a gatos os japoneses tem muitos mangás centrados nos bichanos), normalmente Josei, Seinen ou Kodomo. A grande maioria de classificação livre.  

Exemplo de neko mangá: Chi's Sweet Home (Kanata Konami / Konami Kanatakoide), Fuku Fuku Funya~n (Kanata Konami) e Ore to Neko Nyan (Nawoki Kurasawa)




Kemono ou Furries

Personagens que são animais a agir como humanos ou vice-versa. Exemplos de mangás Kemono ou furries: Anima+ (Natsumi Mukai), Centaur no Nayami (Kei Murayama).






Kemono-No-Neko ou Nekomimi 

São mangás nos quais as personagens femininas são metade gato. Exemplo: Tokyo Mew Mew (Reiko Yoshida/Mia Ikumi).


4-Koma (Yonkoma) 



É um mangá em formato de tirinhas com 4 quadros, geralmente na vertical, lidas de cima para baixo. Também podem ser encontradas na horizontal e lidas da direita para esquerda. Podem ser encontradas em jornais, revistas etc. As histórias na maioria são de humor, mas também podem possuir conteúdos sérios.

Exemplos de mangá 4-koma: Azumanga Daioh (Kiyohiko Azuma) e Lucky Star (Kagami Yoshizumi).



Ecchi


Nome dado a mangás com conotação sexual sem sexo explícito só apresentam sugestões sexuais. Ecchi é a pronúncia japonesa para H de Hentai.

Exemplos de mangás Ecchi: Chobits (CLAMP), Ichigo 100% (Mizuki Kawashita), Midori no Hibi (Inoue Kazurou) e Video Girl Ai (Masakazu Katsura).







Harem e Reserse Harem



Harem é quando tem um personagem masculino com muitas personagens mulheres que se sentem atraída por ele. 

Exemplo de mangás com Harem: Love Hina (Ken Akamatsu), Tenchi Muyo! (Hitoshi Okuda).



Reverse Harem é quando a personagem feminina tem muitos personagens masculinos atraídos por ela...
Exemplo de mangás com Reserve Harem: Hanazakari no Kimitachi E (Hisaya Nakajo) e Ouran High School Host Club (Bisco Hatori).


Smut 



Mangá ou anime josei com cenas de sexo. É como se fosse o Ecchi dos mangás shounen, tem quem diga que smut é o meio termo entre Ecchi e Hentai ou seja smut séria um mangá com cenas não tão leves como um ecchi e nem tão pesada quanto um hentai.



Steamy Shoujo

Termo popular em inglês (Não existe no Japão), criado por fãs, para mangás shoujos com o objetivo de mostrar cenas de sexo e sensualidade. 


Hentai

Bom aqui vou falar um pouco do hentai e de alguns de seus subgêneros, este sinceramente é um gênero que eu conheço pouco e do qual eu nunca li nada, por isso usarei um trecho de um texto que me foi concedido pra postar em meu outro blog, eu até colocaria o crédito mas perdi contato com a pessoa...


A palavra hentai no Japão  “anormalidade”, “perversão sexual” ou “metamorfose”. Mangá com sexo explícito ou com conotações. Também pode ser chamado de H-mangá. O a categoria Ecchi entra aqui também, mas quando se fala em Hentai, normalmente, se refere a sexo explícito. Possui mais sub-gêneros que areia na praia. 


Bakunyuu - São mangás com personagens femininas com seios muito grandes. Podem ser ecchi (se só mostrarem decotes e silhuetas) ou hentai (se mostrarem a mulher nua em situações sexuais). É um estilo comum, tão comum que é ignorado.
Bukkake - São mangás com orgia (relação sexual com mais de duas pessoas). Normalmente uma mulher com vários homens. Muito comum no mundo do Hentai.
Futanari - São mangás com relação sexual envolvendo hermafroditas. Inclui-se aqui Mulheres com Pênis e Homens com vagina.
Guro ou Ero Guro - Trata-se de mangás com relação sexual violenta e às vezes com esquartejamento. Pode conter sado-masoquismo (passiofilia) e necrofilia.
Koonago - Uma variação de Guro. Nesses mangás a mulher é submetida a várias torturas agressivas.
Kemono ou Yiff - São mangás com relação sexual entre pessoas e animais, ou seja, zoofilia. Pode aparecer também como youkai (forma animal) com humanos ou youkais (forma humana) com animais.
Neko - É um sub-gênero de Hentai. São mangás que exploram a fantasia sexual japonesa com pessoas meio-gato. Também pode ser considerado Kemono. 

Estes três abaixo são na minha opinião a maior podridão que tem no universo dos animês e mangás, não consigo entender pessoas que defendem mangás/animês como Kodomo no Jikan e Boku no Pico, pra mim envolvimento com menor de idade é pedofilia e não tem o que se discutir...

 Estes gêneros estão aqui apenas a carácter de informação...

Lolicon ou Loli-con - Mangás com meninas jovens em situações de cunho sexual (pedofilia). Pode ser ecchi e hentai, diferindo apenas se for explícito ou não. Pode ser também apenas uma sugestão de relacionamento com a garota. Até mesmo pode ser Yuri. Embora pedofilia seja considerado crime, essas revistas circulam no Japão, não me perguntem como.
Shotacon (Shota-con) - Mangás envolvendo rapazes jovens em situações de cunho sexual (pedofilia). Da mesma forma que o Lolicon, pode ser ecchi ou hentai. Existem muitos Shotacons Boys Love.


Toddlercon (Toddler-con) - 
Nome dos mangás envolvendo crianças de 0 a 4 anos em situações de cunho sexual (pedofilia). Apartir de 4 vira Lolicon e Shotacon. 

Estes são alguns dos sub-gêneros mais conhecidos dentro do Hentai mais existem muitos outros, os quais não encontrei o nome em japonês.

Incesto (relação entre parentes consangüíneos, podendo ser ecchi ou hentai).
Sexo entre pais e filhos (comum em hentais).

Sexo em locais públicos. 
E tudo mais que você imaginar.


Finalizando espero que esta postagem tenha servido para algo e deixo claro que o blog não é conveniente com nenhum gênero de mangá que tenha qualquer relação de pedofilia.

Beijos e até breve;

Nenhum comentário:

Postar um comentário