quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Mangá: Fushigi Yuugi

Manga-ká: Yuu Watase

Boa tarde!!

Estou aos poucos tentando colocar as coisas aqui em ordem e assim voltar a postar ao menos uma resenha por dia... Porém por enquanto vou me esforçar pra não deixar o blog desatualizado mais que 3 dias.

Quanto a postagem de hoje é desse mangá que sou apaixonado, são anos de amor e paixão (foi uma das coleções que mais tive dificuldade de completar)... O que mais lamento é o fato do mangá "Fushigi Yuugi: Genbu Kaiden", não ter sido licenciado aqui, assim como lamento o cancelamento da editora panini em outra obra da Yuu Watase, Arata Kangatari (O mito de Arata)... 

Bom sem mais enrolação confiram abaixo a resenha.

Resenha




Uma garota comum é tragada para dentro de um livro, e neste mundo que se parece com a China antiga ela se torna a unica que pode invocar o deus Suzaku, para salvar um pais inteiro de uma grande guerra.


Miaka Yuki é uma garota comum que como toda garota de sua idade está passando pela fase infernal dos exames para entrar no colegial, fase esta que não será nada fácil, já que ela não é muito inteligente e para piorar sua exigente mãe não da uma folga a garota, sempre pegando no seu pé o que a leva a tentar exame para um dos colégios mais difíceis, o colégio Jounan. Mas como tudo tem um lado bom, o grande esforço de Miaka para entrar no Jounan valerá apena, pois ela não precisará se separar de sua amiga de infância Yui Hongo que ao contrário de Miaka é muito inteligente.

Porém um dia quando as duas decidem ir estudar na biblioteca central, Miaka e Yui acabam entrando em uma sala proibida onde são surpreendidas por um estranho livro chamado "Shijin Tenchisho". Elas começam a lê-lo e de repente tudo ao redor começa a tremer. E assim as duas são transportadas para um estranho local, onde elas acabam sendo atacados por mercadores de mulheres. Quando tudo parecia perdido um garoto com uma inscrição na testa aparece e as salva. O garoto se chama Tamahome e ele logo some quando vê que as garotas não podem pagar pelos seus serviços. Logo as garotas também partem do misterioso local e voltam a biblioteca e sem tempo para pensar no que aconteceu as duas correm pois o funcionário da biblioteca as encontrou.


Mesmo com dúvida quanto ao que aconteceu Miaka não consegue esquecer o garoto com inscrição na testa e relata tudo em seu diário, o que mais tarde causa uma terrível briga com sua mãe que lê seu diário e acaba passando dos limites batendo em Miaka por acreditar que ela estaria saindo com algum garoto ao invés de estudar para os exames. Muito chateada Miaka sai de casa e só consegue pensar em estar em um lugar, a biblioteca. Sem perceber ela é atraída para o "Shijin Tenchisho", e assim Miaka acaba indo parar novamente no mundo do livro, só percebendo devido as vestes dos habitantes (trajes da da China antiga). Ela acaba também reencontrando Tamahome, que mais uma vez salva sua vida. Graças a uma confusão iniciada pela Miaka (é claro), juntos os dois acabam conhecendo o imperador do país de Konan, Hotohori, que pede a Miaka que ela fique e proteja o país de Konan, como a lendária Suzako no Miko (lendária garota vinda de outro mundo que tem o poder de invocar o deus Suzaku).

É claro que Miaka acredita que tudo não passa de um engano, afinal ela não se acha nada brilhante e especial para ser a escolhida para invocar um deus, mas logo ela se empolga com a ideia de poder realizar 3 desejos pensando que assim poderá passar nos exames de seleção do colégio Jounan. Miaka aceita a missão de invocar o deus Suzaku, mas para isso ela terá que encontrar os sete Seishis de Suzaku, que nada mais são que pessoas marcadas com as inscrições dos nomes das estrelas que regem as constelação do deus Suzaku.

Porém esta decisão mudará para sempre a vida de Miaka, e o que antes parecia um maravilhoso refúgio para a sufocante vida real, na qual ela vivia ansiosa para corresponder as expectativas de sua mãe, se torna uma verdadeira guerra sangrenta quando Yui surge como a Seiryu no Miko, com o objetivo de chamar por Seiryu para se vingar de Miaka e separa-la de Tamahome por quem assim como Miaka, esta apaixonada.

O mangá é dividido em 2 fazes sendo que na Segunta Fase, Miaka mais uma vez ao lado dos seishis de Suzaku, enfrentaram uma poderosa entidade denominada Tenko, que com poderosos guerreiros tentará a todo custo separar Miaka de seu grande amor, se aproveitando dos sentimentos negativos para se fortalecer cada vez mais. E assim é iniciada mais uma nova saga de batalhas e revelações do passado dos seishis, além é claro de muitos novos personagens. 

A nova fase tem inicio quando tudo na vida de Miaka esta indo muito bem, já que ela esta com o grande amor de sua vida e em paz com sua mãe e amiga. Miaka é invocada por Suzaku, para uma nova missão, a qual consiste em resgatar 7 pedras espalhadas pelo mundo do "Shijin Tenchisho". Miaka até tenta lutar contra seu novo destino, mas ao saber o que estas pedras realmente eram ela não pensou duas vezes em entrar novamente no livro e enfrentar este novo inimigo que se alimenta de forças negativas. 

O problema é que Suzaku esta muito fraco e por isso Miaka não pode passar mais do que uma hora do nosso mundo dentro do Shijin Tenchisho e assim ela e Tamahome vivem entrando e saindo do mundo do livro e como se não bastasse Tenko consegue trazer para o mundo real seus fieis guardiões demônios os quais são extremamente cruéis, não medindo esforços para destruir a jovem Suzaku no Miko.

Os Personagens

Miaka Yuki

Nascimento: 12 de Maio
Idade: 15 anos
Tipo Sanguíneo: B

Miaka é uma boa garota, daquelas que pensa muito em seus amigos, porém é muito atrapalhada e um pouco burrinha. Ela não perdoa um bom prato de comida, chegando a esquecer tudo quando se vê em frente a um banquete. Se apaixona por Tamahome, personagem do livro pelo qual ela é sugada se tornando assim a Suzaku no Miko.

Yui Hongo

Nascimento: 26 de Outubro
Idade: 15 anos
Tipo sanguíneo: AB

Inteligente e muito bonita, Yui é a melhor amiga de Miaka e a conhece desde que elas eram muito pequenas. Mas um terrível mal entendido acabará com esta amizade e colocará estas duas garotas em lados opostos em uma terrível guerra para chamar os deuses. Yui no mundo do "Shijin Tenchisho" se torna a Seiryu no Miko.

Os Seishis de Suzaku

Tamahome

Data de Nascimento: 28 de Junho
Idade: 17 anos
Tipo sanguíneo: O 

Tamahome é muito alegre e esforçado, sempre disposto a fazer qualquer coisa por dinheiro. Muito bom em artes marciais ele salva Miaka e Yui assim que elas aparecem no mundo do livro de um grupo de mercadores. Tem quatro irmão menores, sendo duas meninas (Yuiren e Gyokuran) e dois irmãos (Chuei e Shunkei).

Hotohori

Idade: 18 anos
Tipo sanguíneo: A

Imperador de Konan e também um seishi de Suzaku, ele é um ótimo espadachim e muito forte. Hotohori acaba se apaixonando pela Miaka, porém respeita muito o sentimento que ela sente por Tamahome. Tem uma personalidade calma e é muito educado.


Nuriko

Idade: 18 anos 

Nuriko possui uma força incrível, capaz de levantar uma pedra enorme com muita facilidade. Ele se veste, fala e age como mulher ou seja ele é uma transsexual. Aparece pela primeira vez como uma das noivas selecionadas para casar com Hotohori, por quem ele é muito apaixonado. Ele também é um seishi de Suzaku, mas no início não se da nem um pouco bem com Miaka.


Chichiri

Idade: 18 anos

Um monge muito forte e que sabe usar magias, entre elas a de criar um portal para qualquer lugar. Sua aparência é de quem não se preocupa com nada, mas Chichiri tem um passado muito triste e seu sorriso sempre estampado no rosto é apenas uma mascara, a qual ele usa para esconder uma cicatrizes.





Tasuki

Idade: 17 anos
Tipo sanguíneo: B

Com temperamento forte e pavio curto, Tasuki pertencia a um grupo de bandoleiros da montanha Reikaku. 




Mitsukake

Idade: 22 anos
Tipo sanguíneo: O

Mitsukake é um médico daqueles que adora a profissão e esta sempre tentando ajudar as pessoas, porém por não consegui salvar sua amada ele se isolou da sociedade. Como Seishi de Suzaku ele tem o poder da cura, entoado através de suas mãos. Ele tem um temperamento muito calmo e é muito carinhoso com os animais. 

Chiriko

Idade: 13 anos

Enquanto sua marca de Seishi esta aparente, Chiriko é muito inteligente, isso porque seu poder de seishi é a sabedoria. Porém quando sua marca desaparece ele se torna medroso e perde sua inteligencia. É um dos últimos seishis de Suzaku a se unir a Miaka, mas tem uma grande participação.





Os seishis de Seiryu

Nakago

Idade: 25 anos

Loiro de olhos azuis, extremamente frio e muito cruel, Nakago é o líder dos seishis de seiryu e o comandante do terrível exercito pais de Kuto (pais inimigo de Konan). Tem o poder de controlar seu próprio ki e com certeza é o mais forte de todos os seishis, além de ser um dos mais astutos sempre a frente de todos com seus planos cruéis, os quais para dar certo ele não se importa de sacrificar ou manipular as pessoas ao seu redor, mesmo que estas o ame.

Amiboshi

Idade: 15 anos
Tipo sanguíneo: A

Manipula o ki através de sua boca e para isso utiliza uma frauta com a qual toca lindas melodias. No inicio ele acaba atrapalhando os seishis de Suzaku, mas sem perceber acabou sendo contaminado pela docura da Miaka o que o levou a um tremendo dilema. Amiboshi no fundo tem um grande coração e se importa muito com seu irmão Suboshi.


Suboshi

Idade: 15 anos
Tipo sanguíneo: A

Irmão gêmeo de Amiboshi, embora os dois sejam cara de um focinho de outro, Suboshi tem uma personalidade muito diferente de seu irmão, ele é mais esquentado e cabeça dura e quando acredita em algo não para pra ouvir ninguém. Suboshi é capaz de morrer e matar por seu irmão, ele se apaixona por Yui e consequentemente passa a odiar Miaka, sendo um dos piores obstáculos da pobre garota. Seu poder é controlar uma estranha arma (Ryuuseisui) com telocinese.


Soi

Idade: 19 anos
Tipo sanguíneo: O

É a única mulher entre os seishis de Suzaku e Seiryu. Soi é apaixonada por Nakago, por quem é capaz de fazer qualquer coisa. Ela é muito forte, utiliza poderosas magias ligadas a água, vento e raios. Tem um passado muito triste pois era de uma familia miserável.


Ashitare

Este é o mais assustador de todos os seishis, não por seu poder, mas por sua aparência de besta fera, ele é mais lobo/animal do que humano. Ele foi resgatado por Nakago de um circo aonde era maltratado.





Tomo

Idade: 21 anos
Tipo sanguíneo: AB

Se tem um grande rival de Soi no amor, este é Tomo, sim ele é apaixonado por Nakago. Tomo tem o poder de causar ilusões através de uma pequena concha. Ele é um grande sádico e adora torturar suas vítimas.





Miboshi

Outro estranho seishi de Seiryu, Miboshi tem o poder de controlar as pessoas e além disso tem a habilidade de trocar de corpo e prefere possuir o corpo de crianças por ser mais fácil. 








Os quatro Deuses

O pano de fundo do mangá é baseado em uma das principais lendas chinesas na qual existe quatro deuses celestiais que guardão os um ponto cardeal norte, oeste, leste e sul que são representados pelos seguintes animais: Tartaruga Negra que guarda o Norte (Genbu), Tigre  branco que guarda o Oeste (Byakko), Dragão azul guardião do Leste (Seiryu) e o Pássaro vermelho guardião do Sul (Suzaku). Para saber mais desta lenda confiram neste blog.

Informações Mangá/Animê

Publicado na Sho-Comi entre os anos de 1992 a 1995, tendo no total 18 volumes (13 a primeira fase e 5 a segundo). Foi adaptado para animê como total de 52 episódios e 9 ovas. Além disso a manga-ká publicou entre o ano de 2003 a 2013 o mangá (inédito no Brasil), de 12 volumes chamado Fushigi Yuugi: Genbu Kaiden, onde é contado a história de Takiko Okuda a Genbu no Miko...

Comentário

Meu primeiro contato com Fushigi Yuugi foi através do animê, o qual eu confesso que não me agradou muito, pois na época eu estava acostumado com outros gêneros de animês. Mas um dia uma amiga de um velho fã clube ao qual eu fazia parte, me emprestou o primeiro volume do mangá, o qual eu li a troncos e barrancos já que a edição não era em português. E assim eu acabei gostando muito da história e me apaixonando também pelas outras obras da autora.

Fushigi Yuugi é a minha obra favorita da Yuu Watase e um lugarzinho especial na estante do meu coração (hahhahahah filosofando), primeiro pela história que é muito envolvente e cheia de reviravoltas, depois pelas personagens que são muito marcantes e carismáticos, deixando muitas saudades. 

Finalizando espero que esta postagem tenha sido digna deste grande mangá e espero que ela tenha despertado naqueles que ainda não conheciam esta grande obra, o desejo de conhece-la.

Dica


Como o mangá foi publicado aqui faz muito tempo e pela pesquisa que fiz nas lojas virtuais não encontrasse mais pra venda. Vou indicar o link de um scanlator que esta traduzindo tanto Fushigi Yûgi assim como Fushigi Yuugi: Genbu Kaiden.

Confiram os mangás que está em processo de tradução no Fascínio Asiático.


Outras resenhas desta manga-ká confira aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário