terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mangá: O cão que guarda as estrelas (Hoshi Mamoru Inu)

Manga-ká: Takashi Murakami

Boa noite...

Finalmente depois de quase um mês consegui um serviço de internet onde eu moro agora, e assim voltarei a atualizar o blog... Hoje trago a resenha de um dos mangás lançados aqui no Brasil que mais amei...

Bom confiram:

Resenha



Hoshi Mamoru Inu é composto de duas histórias lindas e comoventes, sendo que a primeira (que da nome ao mangá), narra as aventuras de Happy um cãozinho e seu dono.

Pelos olhos de Happy acompanhamos os acontecimentos que marcam a mudança na vida dele e de seu dono. Happy era um cãozinho abandonado até ser encontrado pela pequena Miku, a qual o levou pra casa. Até então a família dividia as tarefas pra cuidar do pequeno e alegre cão, mas aos poucos tudo fica por conta de papai (pai de Miku, é assim que Happy o chama). Os anos passam a idade vem tanto para Happy como para seus donos e as coisas mudam (o que continua igual é o cuidado de papai por Happy). Mas é quando o casal se separa que Happy e seu dono partem sozinhos, rumo ao litoral, enfrentando muitas dificuldades, em busca de um novo lar e quem sabe um novo recomeço.

Já na segunda história acompanhamos Okutsu, um assistente social acostumado com uma vida de rotina em seu trabalho, até que a policia encontra em um local isolado um automóvel no qual jazia o corpo de um homem sem identificação e o corpo de um cachorro, que mesmo após a morte de seu dono permaneceu ao seu lado até ter o mesmo destino. A parti daí Okutsu mergulha em um mundo de lembranças e decide sair em uma viagem pra quem sabe descobrir a identidade do corpo e dá-lo um enterro digno.


Informações Mangá

Hoshi Mamoru Inu fui publicado em 2008 na Manga Action (Futabasha) e em 2011 foi adaptado para o cinema...
Comentário

Hoshi Mamoru Inu é um daqueles mangás que carregam em sua narrativa uma história contada de maneira simples, delicada, mas cheia de profundidade. É impossível ler este mangá e não se emocionar, impossível ler e não perceber o quanto não damos valor ou não prestamos atenção nas pequenas coisas.

Se fosse pra destacar o que mais gostei neste mangá, o seu ponto mais forte, é o fato da primeira história ser narrada pelo cãozinho Happy, o que a torna ainda mais tocante. Ver as coisas acontecerem sobre o olhar otimista de Happy é como ver através do olhar inocente de uma criança. Happy não enxerga maldades, não vê defeitos em seu dono, não o julga, permanecendo ao seu lado até o fim.

Quanto a segunda história do mangá, vemos a narrativa através dos olhos de um ser humano Okutsu, o qual trás consigo o arrependimento de um dia não te dado o devido amor e atenção que seu cachorro merecia... Acredito que o manga-ká tenha pensado nesta história não apenas pra dar um belo final a Happy e papai, mas que sua intenção, tenha sido reforçar a mensagem já contida na primeira parte do mangá, de que precisamos prestar atenção nas coisas que realmente tem importância, mostrando o sentimento de arrependimento de quem ficou pra trás e não se dedicou o quanto poderia, não retribuiu o carinho que lhe foi dado...

Bom me emocionei muito porque tenho em mim a certeza de que só existe dois tipos de amor verdadeiramente puros, o de mãe e o de um animal de estimação (principalmente o cão), e sinceramente do jeito que o mundo esta hoje acredito mais no amor de um cão para com seus donos, pois nunca assisti em um tele jornal que um cão expulsou seu dono de casa por ser diferente ou o jogou em uma lixeira (exemplo bobo pra dizer que os animais valem mais q o ser humano rs).

E já tive experiência com o quanto um cachorro nunca se esquece de quem ama, pois sai de casa aos 19 anos, voltei com 24 quando me separei e a cadelinha de casa (Naru, dei esse nome a ela porque na época que peguei ela, eu amava o mangá Love Hina), nunca me esqueceu e em seus últimos momentos, mesmo fraca não se esqueceu de me dar aquele beijo lambido dela... E confesso não fui o melhor dono, toda a responsabilidade acabou ficando com meu pai e mãe e eles sim retribuíram todo o amor que ela merecia... 

Finalizando "O cão que guarda as estrelas" e sua continuação "O outro cão que guardas estrelas" (em breve também resenharei ele aqui), pra mim foram dois dos melhores lançamentos da editora JBC nos últimos tempos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário