domingo, 24 de maio de 2015

Mangá: Marmalade Boy

Manga-ká: Wataru Yoshizumi

Boa noite! 

Só eu que acho Domingo um tédio?

Hoje passei o dia todo na net, arrumando o blog... Como vcs podem ver agora existe ai em cima (abaixo do cabeçalho novinhu rs), alguns links de páginas, são eles:

Resenhas - página onde vocês encontraram todas as resenhas de Mangás, Animê, Filmes (e tudo o mais que for publicado aqui) organizadas por "Ordem Alfabética", separadas "Por manga-ká" (no caso dos mangás é claro) ou "Por Gênero". Mas claro que está e estará sempre sofrendo alterações conforme vou publicando novas resenhas.

Guia de download - Será um pequeno espaço pra divulgação de links de scanlators que conheço, ou sejá, é uma maneira de reconhecer e divulgar estes sites com pessoas que traduzem mangás apenas pra divulgação do material, por amor... Esta página também sofrerá constantes alterações...

Bom eu espero realmente que isso ajude, que o blog fique mais prático, bonito... 

Quanto a postagem de hoje é de mais um mangá shoujo, este pra mim um clássico e um dos 5 estrelinhas da minha estante. Confiram abaixo. 

Resenha



Miki Koishikawa é uma garota alegre e muito energética com pais felizes, mas seu mundo cai quando seus pais anunciam felizes e com um sorriso que vai de orelha a orelha que irão se divorciarem e pior ainda que trocaram de parceiros com o casal Matsura, os quais eles conheceram em uma viagem ao Havaí. É claro que Miki não concorda com esta situação, mas por ser muito obediente ela aceita ir até o restaurante onde seus pais pretendem apresentá-la o casal Matsura, mas Miki não esta disposta a deixar isso acontecer e pretende convencê-los que isso é uma loucura. Mas no jantar Miki tem mais uma surpresa, pois o casal Matsura possui um filho da mesma idade dela chamado Yuu, a princípio Miki pensa que ele poderá ser um bom aliado e que juntos poderiam dar um fim a esta situação.

Quando o filho dos Matsura Yuu chega ela fica completamente perplexa com sua beleza, mas os seus planos de se aliar a ele para evitar que seus pais façam a troca de casal não saem do jeito que ela esperava, pois Yuu parece não estar nem ai para o que esta acontecendo e acha que se seus pais serão felizes desta maneira ele concorda. E assim após Miki desabafar tudo que estava sentindo ela acaba desistindo (se não pode vencê-los junte se a eles) e é ai quando Miki confessa que não queria ter que se separar nem de seu pai nem de sua mãe que a terceira bomba explode e os casais dizem que alugaram uma casa grande na qual todos irão morar juntos.

Com a mudança o cotidiano dos casais, Miki tem que se acostumar com a situação. Aos poucos ela vai conhecendo melhor seu agora "irmão" Yuu, que na verdade vive pegando em seu pé. Agora o objetivo maior de Miki é não deixar que ninguém
descubra a situação de sua família o que na verdade não demora a acontecer. Mas o que acontecerá quando Miki se descobrir apaixonada pelo filho dos Matsuras e que ele pode corresponder aos seus sentimentos, seria esta paixão possível já que os dois vivem debaixo do mesmo teto como se fossem irmãos?

E as coisas não param de acontecer ao redor de Miki, pois quando Ginta o seu grande amor do passado (que a desiludiu muito e hoje é o seu grande amigo), percebe que esta perdendo Miki para o Yuu, toma medidas desesperadas se declarando e esclarecendo a confusão que levou Miki a se machucar muito ao ponto de decidir esquece-lo, acontecimento que deixa Miki muito confusa e a dividi entre o seu grande amor do presente Yuu e o seu amor platônico e desastroso do passado Ginta. E para piorar ainda mais no decorrer da história Miki descobre que sua melhor amiga Meiko escondia-lhe um grande segredo que pode abalar muito sua amizade de anos, caso ela não consiga compreender-lá.

Personagens


Miki Koishikawa

Muito meiga, energética e uma ótima jogadora de tênis. Assim que fica sabendo que seus pais iriam se divorciar, trocarem de parceiros com o casal Matsura seu mundo pareceu acabar e ela não concordou de jeito nenhum com a situação sendo vencida pelo cansaço, mas logo percebemos que na verdade Miki estava confusa e temendo a nova situação e assim que ela percebe que tanto seus pais quando o casal Matsura parecem estarem felizes seu coração se abre para a sua nova situação.

Yuu Matsuura

Filho do casal Matsura, tem a mesma idade de Miki. Yuu é muito gentil com todos, mas no começo pega no pé de Miki sempre tirando uma com a cara dela. Diferente de Miki, Yuu aceita melhor a situação de seus pais e de cara se da bem com os pais de Miki.



Meiko Akizuki

Muito inteligente e madura Meiko é a melhor amiga de Miki, mas mesmo tendo muito carinho pela amiga e sabendo que Miki a conta tudo, Meiko esconde um grande segredo até mesmo de Miki. Meiko é uma grande escritora de romances e pertence a uma família rica.




Ginta Suou

Apaixonado por Miki a muito tempo, Ginta fica desesperado quando percebe que Yuu esta se tornando cada vez mais importante para Miki, assim ele acaba tomando medidas desesperadas. No passado ele acabou magoando Miki sem querer, mas agora esta disposto até mesmo se aliar a Arimi, ex-namorada do Yuu, para provocar ciúmes em Miki.


Arimi Suzuki

Ex-namorada de Yuu, aparece novamente na vida de Yuu decidida a conquista-lo, mesmo sabendo que ele só a vê como amiga. Junto de Ginta arma um plano para fazer ciúmes em Miki quando percebe que ela pode ainda ter uma quedinha por Ginta. 




Satoshi Miwa

Presidente do conselho estudantil, parece ter uma grande amizade com Yuu, o que desperta a atenção de todos na escola por achar que eles estão muito íntimos, mas a verdade é que ele e Yuu escondem um grande segredo que pode mudar para sempre a vida dos dois. Miki fica com muito ciúmes de Miwa e decide lutar pelo Yuu, desafiando Miwa para uma terrível corrida e Miwa leva tudo na maior esportiva chegando ao ponto de brincar com a situação. Ele se apaixona por Meiko que não da a mínima para ele.



Informações Animê e Mangá


Mangá

Marmelade Boy foi publicado durante o período de 1992 a 1995 pela revista Ribon (onde Arina Tenemura e Maki Youko também publicam seus mangás), totalizando 8 tankobons. Já em 2004 o mangá ganhou uma versão kazenban (edição de Luxo) de 6 volumes publicados pela Ribon Mascot Comics e não parou por ai pois no ano passado o mangá foi re-lançado, desta vez em uma versão com mais páginas do que a versão de luxo, tendo no total apenas 5 volumes.



Em 2013 a manga-ká Wataru Yoshizumi anunciou  a continuação de Marmalade Boy, sendo que esta continuação intitulada Marmalade Boy Little tem como protagonistas os irmãos mais jovens de Miki e Yuu. Marmalade Boy ainda esta em publicação e conta com 3 volumes até o momento.

Animê

Produzido pela Toei Animation, foi exibido no Japão de 1994 a 1995 e teve no total 76 episódios e um pequeno filme em 1995. E para quem acha que o sucesso Marmalade Boy parou por ai se enganou pois em 2002 o Mangá/Animê foi adaptado para drama em Taiwan, tendo 30 episódios.


Comentário

Eu gosto muito das obras da Wataru Yoshizumi e Marmalade Boy é especial pois como muitos este foi o primeiro mangá da Wataru que conheci. Gosto de como a manga-ká narra as suas histórias sempre equilibrando comédia e drama, ou seja, quando ela quer fazer o leitor rir ela consegue e quando seu objetivo é emocionar ela nos presenteia com senas muito lindas.

Mais um dos pontos positivos que eu encontro nos mangás da Wataru é a participação dos pais da protagonista, pois muitas manga-kás optam por dar um sumiço nos pais para ficar mais fácil desenvolver a história.

Para finalizar Marmalade Boy é um ótimo mangá cheio de reviravoltas e acontecimentos marcantes, as vezes com muita comédia e as vezes trágicos, pra mim um clássico obrigatório para os amantes de shoujo.


Dica


O mangá foi publicado aqui no Brasil pela editora Panini, você pode encontrar alguns dos volumes pra compra no site da comix. Mas como 3 estão esgotados vou deixar aqui um link de um site na web que tem o mangá completo pra download. 

Em breve trarei mais resenhas de outras obras da Wataru... Abraços.





Um comentário: