sábado, 21 de março de 2015

Mangá Chobits

Manga-ká: Clamp



Boa noite!!!

Hoje tinha outros planos, outra review... Mas dados o último anúncio da editora JBC de que irá relançar Chobits resolvi aproveitar e postar esta que escrevi faz uns 3 anos...

Quanto a notícia eu sinceramente tinha certeza de que cedo ou tarde a editora acabaria relançando Chobits, primeiro por se tratar de uma obra do grupo CLAMP e depois porque tenho certeza de que chobits foi um grande sucesso, assim como Sakura Card Captor e Rayearth que já tiveram seus relançamentos pela editora...

Bom se eu gostei da notícia, sim como fã do grupo Clamp amei, mas sinceramente esperava um, ao menos um shoujo entre as novidades... Então posso dizer com toda certeza que por enquanto a editora que me surpreendeu de verdade este ano foi a Panini com o lançamento de Aoha Raido (mangá que me faz ir todos os dias na banca vê se chegou rs)... Mas ao menos temos o final de Sailor Moon e os volumes de Sailor Moon Short Stories a sim claro Vitamin...

Quem sabe até o final do ano não somos surpreendidos com a noticia de um outro shoujo com mais de um volume e que não seja do Clamp que é quase 100% de chance que todas as suas obras serão lançadas por aqui...

Resumo


O ser humano está sempre em busca de novas tecnologias para facilitar sua vida, pensando assim em um futuro não tão distante são criados os persocons, máquinas que além de fazerem tudo o que nossos computadores fazem, possuem forma humana. Por isso acabam despertando a afeição de seus donos, que além de poderem escolher a aparência de seus persocons, podem escolher também sua personalidade.

E é neste cenário repleto de persocons que conhecemos Hideki Motesuwa, que passou a morar em Tóquio para tentar entrar em alguma universidade e para isso ele frequenta um cursinho pré-vestibular. Hideki sonha ter seu próprio persocon, afinal além de facilitar seus estudos ele ainda poderá navegar em sites pornôs pela internet (sim ele é aquele típico personagem virgem sem jeito com as garotas dos mangás Ecchi^^).

Porém um persocon não é nada barato, mesmo porque existem programas que não veem instalados (como acontece em nossos PCs), então eles exigem de seu dono um pouco de conhecimento. Hideki além de não ter dinheiro, não sabe nada a respeito destas
extraordinárias máquinas, afinal ele veio de uma pequena cidade do interior onde não é tão comum ver um persocon.

Mas a sorte dele mudou em um dia como qualquer outro. Hideki saía de seu trabalho no restaurante Taverna da Alegria, quando ele encontra junto a um monte de lixo perto de seu prédio uma linda persocon.

A princípio ele se assusta, pensando se tratar na verdade de um assassinato, mas assim que percebeu que se tratava de uma persocon não pensou duas vezes e levou ela para seu apartamento. Já no ap muito empolgado ele procura o botão para ligá-la, que por sinal fica em um lugar inusitado no corpo da persocon (bom é melhor vcs lerem^^).

Para surpresa de Hideki a persocon parece funcionar perfeitamente para um eletrodoméstico que foi encontrado no lixo. Mas como nem tudo é perfeito logo ele descobre que ela fala apenas Chi, que não possui memória (foi formatada!) tudo isso desanima Hideki que sem nenhuma criatividade a batiza de Chi...

Aos poucos Chi aprende novas palavras, o que é estranho já que aparentemente ela não possui um sistema operacional (ou seja, ela não deveria nem ao menos funcionar). Hideki, como não entende nada, pede ajuda ao seu amigo Shimbo. Após uma tentativa frustrada de conectar sua persocon a Chi, resultando na quebra de sua persocon Sumomo, Shimbo recomenda que Hideki procure um especialista em montagens de persocons, Minoru Kokubunji.

Minoru que na verdade é um garotinho de 12 anos, e que também acaba não encontrando nenhuma informação sobre o sistema operacional de Chi, mesmo conectando diversas de suas lindas e poderosas persocons a ela. Ele diz a Hideki que Chi pode ser um lendário modelo chamado Chobits, que segundo os boatos seria um persocon com sentimentos e vontade própria. E mesmo não conseguindo saber ao certo se Chi é uma Chobits, Minoru promete a Hideki que continuará com a pesquisa.

Os mistérios ao redor de Chi vão sendo desvendados, assim como a relação entre Hideki e Chi vão aos poucos se desenvolvendo. Mas seria Hideki capaz de assumir seus verdadeiros sentimentos por Chi, que mesmo que tenha forma humana não passa de uma máquina?

E o mais importante poderia desta maneira Hideki ser feliz?

Personagens (contém alguns spoilers)

  
Chi

Uma doce persocon encontrada por Hideki no lixo próximo ao seu apartamento. No início Chi não sabe dizer nada além de Chi (motivo de ter sido batizada de Chi por hideki) e imitar os gestos de Hideki, mas no decorrer do mangá/animê ela vai aprendendo a falar e agir por conta própria. Misteriosamente Chi parece funcionar sem um sistema operacional o pode ser o início de muitos mistérios.



Hideki Motosuwa

Um pobre estudante vindo do interior para tentar a sorte em uma faculdade em Tóquio, por isso ele não entende nada sobre persocons e, até ter encontrado a Chi no lixo, ter uma persocon era algo muito além de seus sonhos (ou melhor, de seu bolso^^). Hideki tem um bom coração e se preocupa a sempre com seus amigos.




Hiromu Shimbo

Mora no mesmo prédio de Hideki e se torna o seu melhor amigo. Shinbo é muito animado é ele quem ajuda Hideki com Chi no início. Shinbo possui uma persocon portatil.






Chitose Hibiya

Proprietária do edifício onde Hideki e Shinbo residem. Hibiya é muito gentil e generosa é ela quem ajuda Hideki dando-lhe roupas para que ele use na Chi (pois no início ela vive com as roupas de Hideki).






Yumi Oomura

Colega de trabalho de Hideki, ela parece gostar muito do Hideki, mas não parece simpatizar com os persocons.





Ueda Hiroyasu

Dono da confeitaria “Chiroru Bakery” onde Chi arruma seu primeiro emprego. Ueda é muito gentil e atencioso.




Takako Shimizu

Professora do Hideki e Shinbo no cursinho preparatório para o vestibular. Por ser muito bonita acaba sempre chamando a atenção de seus alunos. Shimizu é uma mulher madura e casada, porém enfrenta problemas em seu casamento, pois seu marido parece dar mais atenção a sua persocon.


Minoru Kokubunji

Tem apenas 12 anos, mas é um gênio quando se trata de persocons. É ele que ajuda Hideki a descobrir mais informações sobre a Chi. Minoru possui muitas persocons, mas só uma é muito especial para ele, Yuzuki, na qual ele instala programas de personalidade para deixa-la igual a sua falecida irmã.



Yuzuki

Persocon onde Minoru instala os programas para deixa-la semelhante a sua irmã. Ela tem um temperamento calmo e é muito prestativa.





Sumomo

Persocon portátil de Shinbo, ela tem uma personalidade muito alegre chegando a despertar todas as manhas aplicando exercícios físicos.





Kotoko

Outra persocon portátil. Hideki e Shinbo a pegaram de Kojima (personagem que raptou Chi para tentar descobrir seus segredos) quando foram encontrar Chi. Kotoko tem um programa para sempre dizer a verdade e assim ela acabou entregando o seu mestre. Como punição, e para que Kojima não apronte mais, Hideki e Shimbo resolveram leva-la. Ela, embora seja muito semelhante a Sumomo em questão de tamanho e funções, é muito diferente quanto a personalidade. Kotoko é muito séria, o que garante momentos Hilários quando ela e Sumomo estão juntas.

Ziemma

Persocon do governo, funciona como uma espécie de banco de dados onde são armazenadas informações de todos os persocons. Junto de Dita tem a missão de impedir que Chi inicie a execução de um misterioso programa que pode trazer algum mal a todos os persocons, porém Ziemma não está muito preocupado com o que pode acontecer e parece muito mais curioso para ver a felicidade de Chi, a quem ele chama de "donzela".

Dita

Tem personalidade de durona. Sua missão, além de impedir que o programa instalado em Chi seja executado, é proteger os dados que Ziemma carrega, não permitindo que ninguém invada seu sistema, ou seja, ela tem a função de anti-vírus.




Informações Animê e Mangá

Publicado de 2000 a 2001 pela Kodasha, tendo no total 8 volumes (que no Brasil se tornaram 16, já que a JBC optou por lançá-lo no formato de meio tankobons).
Chobits virou animê em 2002, tendo apenas 26 episódios adaptados pelo estúdio Madhouse.

A cidade sem ninguém



Em uma livraria Chi encontra um livro infantil chamado "A Cidade Sem Ninguém", quando ela lê estes livrinhos as páginas do mangá, ou senas do anime, passam a ser protagonizadas por dois coelhinhos. Um deles que representa a Chi. Nessas histórias é questionado indiretamente a relação entre humanos e persocons, causando sempre uma estranha reação em Chi.

Os livrinhos possuem continuação que acompanham a situação que ocorre entre Hideki e Chi, despertando até mesmo a curiosidade de Hideki que no começo pensou que se tratava apenas de livros infantis. Hideki passa a desconfiar que a história contada no livro seja baseada em sua história com Chi, chegando assim à conclusão de que o misterioso autor do livro more próximo dele ou até mesmo o conheça.

Clique AQUI os textos dos livrinhos encontrados no mangá


Capítulo Especial Clossover - Chobits, Rayearth e Sakura Card Captor



Imagine se Hideki e Chi encontrassem Lucy (Hikaru), Marine (Umi) e Anne (Fuu) do mangá Rayearth (além de alguns outros personagens), e Sakura e Syaoran de Sakura Card Captor. É isso que acontece neste especial de 4 páginas. Nesta one-shot isso acontece quando Hideki e Chi resolvem fazer uma inocente visita a torre de Tóquio, Chi acaba encontrando as Guerreiras mágicas que se preparavam para visitar o fantástico mundo de Cephiro. E assim, graças a curiosidade e empolgação, eles acabam transportados com Lucy, Anne e Marine ao mundo mágico onde o simples desejo pode realizar qualquer coisa. É aí que Hideki aproveita para finalmente ter seu certificado de aprovação no exame. Porém no mundo real as coisas são diferentes e quando eles voltam, além do certificado sumir, são surpreendidos por Syaoran e Sakura.

Comentário

Quando vi algumas imagens de Chobits pela primeira vez eu nem sequer consegui acreditar que se tratava de mais uma obra do grupo CLAMP, pois era diferente de tudo que eu tinha visto até o momento. Perguntei-me onde estava aquele traço cheio de detalhes, aqueles olhos cheio de brilho e cheguei até mesmo a criticar, mas com o tempo, conforme fui tendo mais informações e acesso a série de mangás/animês não tive como não me apaixonar.


Quanto à série, tanto o animê quanto o mangá, me surpreenderam muito a cada segredo desvendado e o final quase me matou do coração (só para relatar não curti muito o final), mas a verdade é que o jeito meigo da Chi conseguiu conquistar meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário